quinta-feira, 29 de julho de 2010

Facturas - pastelaria argentina


A hora do chá mate ou do café não é a mesma coisa sem as “facturas”.
Não. Não estou falando de faturas a serem pagas, mas sim uma variedade de massas doces deliciosas em diferentes formas, tamanhos e sabores que encontramos na Argentina.

As facturas foram introduzidas pela imigração alemã (conhecidas como Krapfe) que se dirigiu a região do “Río De la Plata”.

A maioria delas é feita usando a receita básica com farinha de trigo, açúcar e ovos e então assadas em forno alto. Se estiver de dieta, fique longe delas. Mas apesar de eu estar sempre olhando a circunferência da cinturinha, não abro mão de experimentar tudo que vejo pela frente (ou pelo menos quase tudo), afinal de contas, conhecer a cultura gastronômica de um país faz parte do roteiro na descoberta de suas particularidades.

Então, nessa hora, deixe a dieta de lado e experimente essas delicias!
Depois você gasta as calorias numa longa caminhada pela cidade ou em uma horinha de esteira no hotel.

E onde poderá comê-las? Qualquer hotel da cidade, pelo menos os que eu já fiquei, serve as facturas no café da manha. Do contrário, procure uma “panaderia” e encontrará uma variedade delas a preços irrisórios, principalmente nos bairros mais residenciais não afetados ainda pelo turismo ou comércio.

As “medialunas” são uma versão menor do croissant francês feitas com manteiga ou gordura. “Bolas de Fraile”, também conhecidas como Berlinesas, são grandes e redondas e recheadas com um creme pasteleiro amarelo e coberto com açúcar confeiteiro, o que lembra bastante o nosso famoso sonho. Você pode ainda escolher os “Pastelitos de Membrillo”, massa com recheio de uma fruta local ou os nossos já conhecidos churros que vêem em versão recheada com chocolate ou com o “dulce de leche” argentino que, na minha opinião, dá de dez a zero no nosso doce de leite.

Não acabam por ai, também há os “vigilantes”, “miguelitos” (sticks doces) e “cañoncitos” (tubinhos recheados com dulce de leche). Você quer a minha opinião? Compre uma de cada e as divida com o seu companheiro de viagem para comer de tudo um pouco.

Nenhum comentário: