sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dutch babies



O final de semana esta chegando e com ele o brunch dominical. Para mim é sagrado tomar um rico café da manha, mas no domingo... O negócio fica mais caprichado!

Hoje compartilho com você uma panqueca meio com cara de rocambole e que me lembra muito a panqueca holandesa com a diferença que esta última é servida como uma pizza.

Os residentes de Seattle associam essa panqueca fofa a um restaurante da década de 50 que era instituição da cidade. Curiosamente, os ancestrais daquela cidade eram conhecidos como “Dutch babies”, nome pelo qual várias pessoas ainda chamam essas panquecas.

¾ xícara de farinha de trigo
¾ xícara de leite
½ colher de chá de sal
4 ovos
¼ xícara de manteiga ou margarina
2 macas medias
¼ xícara de açúcar
¼ colher de chá de canela
1 colher de chá de essência de baunilha

Aqueça o forno (alto) e coloque 2 fôrmas redondas nele.

Em um vasilhame, junte a farinha, os ovos, o leite e a essência de baunilha. Se quiser acrescente uma pitada de canela (eu gosto). Com uma batedora, misture tudo por um minuto em velocidade média.

Retire as fôrmas do forno e derreta a manteiga em cada uma delas girando-as para que as bordas estiverem cobertas pela manteiga derretida. Acomode as fatias das macas nas formas e cubra-as com a massa (metade para cada forma). Polvilhe com o açúcar e a canela e asse-as por aproximadamente 20 – 25 minutos ou ate quando douradas e fofinhas.

Retire do forno enrole a massa como um rocambole. Orne com açúcar de confeiteiro e lascas de amêndoas. Sirva imediatamente!

Bon appétit!

Nenhum comentário: