segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SOHO, japonês sobre o mar


O restaurante SOHO está localizado na Bahia Marina, Avenida Contorno, via debruçada sobre a Baía de Todos os Santos e com vista privilegiada para o Forte São Marcelo e o Elevador Lacerda. Claro! Os barcos e lanchas da marina dão um charme especial ao entorno!
Com uma cozinha japonesa de ótima qualidade e bom serviço, definiria o SOHO como um dos “cool spot” de Salvador. É ali que a juventude dourada, empresários locais e profissionais liberais soteropolitanos se reúnem durante anos para saborear um bom prato japonês. O cardápio também oferece opções de pratos Thai como um camarão com abacaxi que estava uma delicia! Por fim, os drinks são vários e devem agradar ao paladar dos mais exigentes.
A arquitetura é simples e de bom gosto; definiria contemporânea. A casa ampla e dispõe de um ambiente climatizado e uma gostosa varanda, enorme, diga-se de passagem, com placas de vidro por onde podemos ver o mar e se tiver sorte, os peixinhos que dão o ar de sua graça.
Boa cozinha, boa freqüência e arquitetura despojada, o SOHO é um restô badalado de “Soteropólis”. Por isso, aqui valem as regras: chegue cedo ou reserve uma mesa!

Restaurante SOHO Avenida Contorno, 1010
+55 71 3322 4554
http://www.sohorestaurante.com.br

Risoto Choco Coco, Mousse da paixão







Receita: Risoto Choco Coco, Mousse da paixão
A receita é de origem francesa, a inspiraçao italiana, mas os toques e ajustes são baianos.

Para a emulsão:
Água : 200 ml
Maracujá: 4 unidades
Açúcar: 100 gramas
Creme de leite fresco : 150ml


Para o resto da receita:
Arroz Carnaroli : 300 gramas
Água : 500ml
Chocolate: 150 gramas
Cacau em pó: 5 gramas (s)
Manteiga sem sal : 15 gramas
Leite de coco grosso: 400ml
Coco fresco ralado : 30 gramas

Para emulsão de maracuja
No fogo, faça uma calda com o açúcar e 200 ml de água.
Usando uma colher, remover a polpa do maracuja e, em seguida, para por uma peneira para manter apenas o suco. Incorpore o suco na calda de acucar. Com um fouet, bata o creme de leite em ponto de chantilly e acrescente a calda de maracuja, misturando de cima para baixo.
Guarde mistura na geladeira.

Para o risotto
Um uma panela, derreta a manteiga e refogue o arroz até que fique translúcido. Misture a agua ao leite de coco, e em seguida, adicione o líquido gradualmente no risoto. Cozinhe por cerca de 18 minutos, mexendo sempre.
O grão de arroz estará no ponto quando estiver com a base ainda firme. Para finalizar o risotto, adicione o chocolate em pó, o coco ralado e o chocolate picado para dar liga ao risoto.

Dispor o risoto em pequenos bowls, fazer um centro para depositar a emulsão de maracuja e completar polvilhando com cacau em pó.
Nota: Alternativamente, você pode servir uma bola de sorvete de coco sobre o risotto, que deverá estar em cama de calda de maracuja feita com a polpa da fruta e o açúcar. Para um “grand finale” decore com lascas torradas de coco fresco. Não fica tudo?
Eu prefiro servir o risoto gelado, por isso, quando estiver no ponto, coloque-o em um recipiente raso e de um choque térmico dentro do congelador, para que o arroz pare de cozinhar e fique geladinho na hora de ir para a mesa. Fica uma delícia!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Bom serviço em Salvador

Quer aproveitar a temporada de festas na Bahia?
Aproveite para comer no restô Lafayette, em Salvador.

Localizado no que eu chamo de novo pólo gastronômico de Salvador, o Lafayette é um restô gostoso que fica entre a copa de uma frondosa árvore e o mar da Baía de Todos os Santos. A edificação com vidros para todos os lados nos possibilitar ter uma visão panorâmica de o local – o mar, os barcos atracados na Bahia Marina e o seu jardim tropical.

O cardápio é variado e gostoso, mesclando elementos locais e internacionais, indo de carne seca a ceviche. A carta de vinhos apresenta uma boa seleção e a de bebidas, uma série de drinks gostosos – o Kir Royal estava ótimo!

Costumo abstrair a qualidade do serviço quando estou na Bahia, mas aqui, seguindo a mesma gerência do Restaurante Soho, você será bem servido. Estava tudo ótimo: o ambiente, a comida, o serviço e a companhia de minha amiga Laís!

Avenida Contorno, Marina
71 3321 0800
http://restaurantelafayette.com.br/

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Estórias da Bahia


“Continhas” da Bahia

Somente na Bahia para escutarmos essas pérolas!

Ia malhar na Vila Forma. Observando o entorno e o perfil dos estabelecimentos comerciais e mais especificamente de uma portinha do tipo “vende-se de tudo um pouco”. Como um ponto em frete a uma academia de alto padrão não era melhor aproveitado. Enfim, coisas da Bahia...

Após minha rotina diária de exercícios, acabei entrando no dito estabelecimento para recarregar meu celular “soteropolitano”. O resultado foi que por razões que, claro, somente a operadora pode lhe explicar, tive que ficar uns 20 minutos ali dentro tentando recarregar os meus créditos.

Piriguetinha...
Todo mundo já sabe que periguete é um termo usado para as famosas pistoleiras, mas hoje ali no estabelecimento sem nome, acabei sabendo que a cerveja em latinha com 269 ml, também é conhecida na Bahia por.... piriguetinha! Achei o máximo, mas não me pergunte o porquê do “povo” batizar a latinha que gela “facinho facinho” e mostra no seu display quando está no ponto para ser servida de “piriguetinha”!

Alan Delon...
Era um “converseiro”, um tal de “vou ligar para a Dilma Sra. Márcia, que isso não está correto....” “ Mas Alan Delon, o que você quer? Pegue as suas cervejas e “ se pique daqui!” Não sou cinéfilo, mas tive que olhar para saber quem era o Alan Delon que estava ali do meu lado, com conexões com a Ilustríssima Sra. Presidente. Um negão, e na Bahia usamos a palavra negão mesmo e sem conotação pejorativa, cheio de bagulhos, maltrapilho, feio de doer, todo cheio de estórias. O Alan Delon ganhava a vida vendendo queijo assado na praia do Rio Vermelho, e que, diga-se de passagem, pela cara da vendedora que o atendia e obviamente o conhecia, não devia ser nada bom!
Vamos por os dois lado a lado para ver as semelhanças?

BBB 2011
Claro que a nova edição do programa mais “breguete” da rede globo não poderia ficar de fora!
Então, fui solicitado a apoiar o Diego, um tal professor de dança, amigo da Sra. Márcia, quem nessa hora já era minha intima por que acompanhava minha ligação com a operadora. Segundo a Sra. Márcia, o Diogo é, ou melhor, será o mais sexy do BBB. Isso mesmo, sexy foi a palavra que usou – loiro (loiro na Bahia é qualquer um que tem cabelos castanhos), alto, com tatuagens em vários lugares – ela conhecia todas e me falou o significado de cada uma – e que causava frisson entre as alunas. Para completar, acredita que será o queridinho da mulherada e que bastará ter uma festinha no BBB, para a primeira vítima sucumbir ao requebrado do rapaz!
Basta esperar para contar quantas “piri” teremos nessa ultima edição! Para quem assisti-lo....

Confesso que tive que ligar umas 10 vezes para a operadora, pois digitava os números errados na tentativa de escutar o que se passava na “vedinha”.
No final, depois de mais uma vez procurar o nome do estabelecimento sem achá-lo, acabei perguntando a Sra. Márcia – BAZAR FAMA!