quinta-feira, 8 de julho de 2010

Mango Crustillant


Geléia de Manga e pistache

Quando era mais novo, passava os verões la no Boulevard, na Ilha de Itaparica, onde por conta do clima propício para a produção de mangas, havia várias fazendas nos arredores e adorava pular a cerca das propriedades alheias para colher os frutos de perfume maravilhoso!
Pena que naquela época não tinha esta paixão por geléias, algo que desenvolvi depois de passar minhas primeiras férias em Bordeaux e aprender com os franceses que no petit déjeuner (pequeno almoço para os nossos patrícios) se come um bom pão Francês com uma geléia de frutas feita em casa ou creme de chocolate, e obvio com um café feito na hora... E não, não estou falando desses pãezinhos franceses de vento que encontramos aqui no Brasil.

Ontem fiz uma mistura que ficou uma delícia: Geléia de Manga com pistache. Experimente fazê-já; aposto que vai gostar!

1.000 Gr de mangas cortadas em tiras grandes (prefira mangas mais firmes)
800 Gr de açúcar
Suco 1 limão
Baunilha: ½ fava ou uma colher de café de essência líquida
Manteiga: uma colher de café
Pistache picado: 100 Gr

Potes herméticos fervidos e secos. Escumadeira. Etiqueta adesiva.

Deixe um pires pequeno no congelador.

Coloque todos os ingredientes em uma panela e cozinhe por 20 minutos depois de levantar fervura. Retire os pedaços de manga da panela com a ajuda de uma escumadeira e deixe a calda reduzir. Aproveite para retirar toda a espuma que se formar com a ajuda de uma colher de sopa.

Sobre o pires refrigerado, derrame uma colher de sopa da calda. A calda estará pronta quando a gota formada no pires permaneça redonda e viscosa e caso pressione lateralmente sobre a mesma, perceba a formação de “rugas”. Junte as mangas e ferva a geléia por mais 3 minutos.

Adicione a geléia no(s) pote(s), limpe as bordas e esterilize-o(s) por 40 minutos em água fervente utilizando uma panela grande e funda. Somente retire o(s) pote(s) da água quando estiver (em) totalmente frio(s). Seque-o(s), coloque a etiqueta de identificação e guarde o(s) pote(s) em lugar fresco e seco.

Após aberta, coloque a geléia na geladeira. Fica uma delícia com pão de campagne, brioche ou croissant da boulangerie Le Fournil ou Blés D´Or, minhas boulangeries favoritas em Sampa.

Bon appétit!

Nenhum comentário: